Tudo o que você precisa saber sobre a construção com blocos de encaixe

O conceito é o mesmo dos brinquedos de montar e promete imóveis de baixo custo seguindo um cronograma de poucos dias. Saiba mais

Texto Marcelo Testoni

O conceito é o mesmo dos brinquedos de montar e promete imóveis de baixo custo seguindo um cronograma de poucos dias – mesmo sem ter mão de obra qualificada e materiais usados em obras de alvenaria.

Quase um passatempo
O princípio do Lego, um dos mais populares jogos de montar do mundo, foi aplicado em um novo sistema de construção “faça você mesmo”. A invenção, batizada de Habiterra, é de Daniel Boot, arquiteto e fundador da Habiterra Building Systems, no Canadá. O método se baseia na montagem de blocos modulares para a edificação de paredes e muros. “O sistema de encaixe das peças é totalmente mecânico e permite que elas sejam empilhadas de modo rápido e preciso”, explica Henry Kamphof, presidente da empresa.

Simples e planejado
O intertravamento dos blocos dispensa a argamassa ou cola para assentamento e também garante alinhamento e prumo corretos. Diante disso, a empresa garante que pode aumentar a produtividade em até dez vezes, mesmo utilizando mão de obra não especializada.

Responsável e acessível
Entre as principais vantagens do sistema está também a reversibilidade: rapidamente, as peças podem ser desmontadas e reutilizadas. Além disso, o Habiterra garante a instalação das redes elétrica e hidráulica. Os blocos também podem ser produzidos utilizando uma grande variedade de materiais, como madeira e plástico reciclado. A ideia é espalhar esse sistema em locais onde o baixo custo seja um dos principais requisitos.

Criado em 2009, o sistema Habiterra é reconhecido por 137 países, incluindo o Brasil. Aqui, ele é representado pela empresa RGT

Revista Construir Mais por Menos Ed. 67