Saiba a importância de ter planta do imóvel

Para que a reforma possa ser iniciada quando não se tem a planta do imóvel, é necessário fazer por etapas e com todo o cuidado, segundo a arquiteta Carla Romanelli. Fique por dentro!

 

Veja o que fazer quando não se tem a planta do imóvel

É um verdadeiro quebra-cabeça, mas inevitável, em alguns casos. Quando não se tem a planta do imóvel, fica difícil saber como são as estruturas. Daí que qualquer reforma tem de ser feita por etapas e com todo o cuidado. “A reforma não tinha referência de um projeto anterior, então tivemos de medir toda a construção antes”, conta a arquiteta Carla Romanelli, que aceitou o desafio de reformar a casa no interior de São Paulo. “Algumas vigas não puderam ser removidas. A cada mudança, tínhamos de voltar ao ambiente e solucionar a questão”, detalha. Como se vê, uma obra nessas condições pode ser muito mais trabalhosa. O ideal, até mesmo para gastar menos, seria concentrar esforços apenas em acabamentos. Com mudanças superficiais também é possível atualizar.

 

*Produção de texto e edição Monelli Oliveira | Edição de arte Fernando Almeida | Revisão de texto Karina Kobo Bardavira e Gustavo | Felipe dos Santos Ferreira  | Foto Shutterstock  (Edição 68) | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Guia da construção econômica – Ed. 4