Comprar um terreno inclinado

Fique atento, faça uma avaliação dos prós e contras antes de comprar um terreno inclinado

 

Saiba mais sobre o planejamento antes de comprar um terreno inclinado

Às vezes, é inevitável: a compra do terreno foi uma pechincha, mas você precisa de um plano de ação para construir sobre ele. Nesse caso, se o projeto da edificação contemplar grandes movimentações de terra (aterros e escavações) e estruturas de contenção, o orçamento será maior no final, se comparado com o da construção em terreno plano. Por isso, vale ressaltar que o custo da obra vai depender muito de como o projeto será implantado.

E, no final, o total despendido na execução somado com o menor valor na compra do terreno pode equivaler à construção em um lote plano. Ou seja, o terreno inclinado pode compensar, sim, mas, antes de tudo, os cálculos dos gastos necessários precisam ser feitos. Uma saída razoável para quem aposta em adquirir um terreno inclinado é levantar a construção valendo-se do relevo, dividindo a casa em patamares. Assim, a demanda por terraplanagem e contenções é menor, fazendo compensar o investimento realizado nesse tipo de lote. Mas tentar deixar o espaço completamente plano para construir pode sair caro.

 

*Produção de texto e edição Monelli Oliveira | Edição de arte Fernando Almeida | Revisão de texto Karina Kobo Bardavira e Gustavo | Felipe dos Santos Ferreira  | Foto Guia da construção econômica – Ed. 4 | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Guia da construção econômica – Ed. 4