Janela-de-madeira–tudo-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar

Janela de madeira: tudo o que você precisa saber antes de comprar

Se você pensando nos prós e contras antes de comprar a janela de madeira, é necessário saber que além da beleza, existem alguns tipos mais utilizados e, é importante ficar atento aos cuidados. Saiba mais!

Janela de madeira: tudo o que você precisa saber antes de comprar

Primeira colocada entre os diversos modelos de janelas, a de madeira corresponde a 40% do setor no Brasil. Seu principal destaque é a beleza, seja no estado natural, com veios e mescla de tonalidades, seja trabalhada, com muitos entalhes e texturas. Também é um material resistente e durável, desde que não fique exposto ao sol e à chuva. Além disso, a madeira funciona como um excelente isolante acústico e térmico. A absorção de barulho e calor é muito menor que com o cimento e o tijolo, por exemplo. Comparada ao alumínio, seu concorrente direto, costuma ser um pouco mais cara.

  • Cuidados adicionais

Por ser feito de madeira, esse tipo de janela também pode deformar. As principais causas de empenamento são: ação dos raios solares e umidade excessiva. Geralmente, para prevenir esses contratempos, nas janelas expostas ao tempo é colocado um toldo, que pode minimizar os danos provocados pela natureza. Também é importante que a madeira seja tratada com vernizes e seladores, que formam uma barreira química e protegem sua aparência rústica. Para evitar que a peça seja atacada por cupins, substitua madeiras muito porosas por modelos versões maciças e mais resistentes.

  • Árvore certa

Entre as espécies, o ipê-amarelo é uma das mais utilizadas para a fabricação de janelas. Já a aroeira é a melhor para ser aplicada em locais úmidos. Em lugares secos e quentes, a maçaranduba e a itaúba são as opções mais indicadas. Eucalipto é a mais barata e a mais indicada por causa da sustentabilidade.

  • Dica: para que a madeira não escureça e dure por décadas, ela precisa ser envernizada a cada dois anos

 

*Por Redação | Revista Construir Mais Por Menos | Edição 71 | Fonte Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal). Arquiteta Heloísa Pomaro da Micura Arquitetura e Construção | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Revista Construir Mais Por Menos | Edição 71