Inspire-se no projeto econômico de um flat com 30 m²

O imóvel antigo e provisório tornou-se a residência oficial do jovem empresário depois da reforma, em que a marcenaria revolucionou os cômodos. Confira!

Texto Douglas Inácio | Fotos Divulgação

O flat foi adquirido pela família do jovem paulistano, há muitos anos, como forma de investimento. A excelente localização fez com que o empresário, que é solteiro, se instalasse por lá, com o intuito de mudar para um local maior no futuro. Porém, o provisório virou permanente e todo o espaço ficou apertado e ultrapassado, com os ambientes totalmente desorganizados. Para dar nova vida ao apartamento de apenas 30 m², os profissionais do escritório A+G Arquitetura propuseram a integração dos ambientes e soluções focadas em marcenaria. A parede que dividia a cozinha da sala e a bancada americana ( 1,10 m de altura) foram demolidas, favorecendo a circulação e o visual ampliado.

1.  Marcenaria planejada
Depois da integração da área social, foi a vez de transformar os ambientes com marcenaria. “Ao projetar espaços pequenos, a marcenaria planejada é sempre a melhor opção, pois é possível calcular cada centímetro e organizar tanto visualmente como em medidas todas as exigências do proprietário”, dizem os arquitetos do A+ G. O custo total investido em marcenaria foi de R$ 27 mil,
incluindo uma estante moderna para a sala, que mistura nichos e armários com acabamentos neutros.

2 . Aproveitar o espaço
Além da mesa especial, que pode ser recolhida ou armada quando necessário, pois acomoda confortavelmente até cinco pessoas, outro toque diferenciado e prático neste projeto é o garrafeiro feito em marcenaria ao lado do balcão e mesa de jantar, que, além da estética, apresenta uma solução para acomodar a coleção de bebidas. A bancada da pia foi projetada em mármore preto absoluto, em contraponto à marcenaria branca.

3. Iluminação básica
Para não precisar investir mais dinheiro e tempo com reforma na parte elétrica para aumento de terminais e instalação de forro de gesso, os arquitetos sugeriram a iluminação composta por trilhos e spots, que possibilita direcionar o foco de luz para o objeto desejado e depende de uma instalação mais simples. Com trilhos eletrificados, spots e luminárias, essa etapa custou R$ 950 ao proprietário. A porta de correr espelhada do closet favorece a amplitude e traz certa sofisticação ao dormitório, assim como a cabeceira fixada de ponta a ponta na parede.

Revista Construir Mais por Menos Ed. 68