Estruturas-metalicas-saiba-o-que-fazer-antes-da-pintura-de-portas,-panelas-e-portoes

Estruturas metálicas: saiba o que fazer antes da pintar portas, janelas e portões

A preparação das estruturas metálicas conta como o tratamento e pintura antes de instalar portas, janelas e portões. Fique por dentro!

Estruturas metálicas: saiba o que fazer antes da pintar portas, janelas e portões

Para garantir maior durabilidade das estruturas metálicas externas (portas, janelas, portões etc), ao adquirir uma esquadria, certifique-se de que atende à norma NBR 10821-2 Esquadrias Externas para Edificações da ABNT e siga à risca as orientações de limpeza do fabricante. Se adquirida num serralheiro, deve-se cotar a peça com tratamento de superfície e pintura inclusos, ou fazer este tratamento e pintura antes de instalar. Depois disso, deve-se adotar pinturas periódicas nestas peças e observar possíveis raspagens e choques, reparando as áreas afetadas prontamente. A troca de acessórios como dobradiças e trincos desgastados é indicada. Nos casos em que o processo de deterioração do metal ainda está no começo, é possível tratar a parte danificada. Se a corrosão não afetou a estrutura, pode-se retirá-la para recuperar. Quando aparecem os primeiros indícios de corrosão, devemos primeiramente lixar e/ou escovar (com uma escova dura ou de aço) para remover o excesso de oxidação e, depois, uma limpeza com um pano úmido. A secagem deve ser aguardada antes da aplicação do zarcão, que também deve preceder a pintura final. Também pode-se aplicar um primer com a função de conversor de ferrugem, antes da pintura de acabamento.

 

* Produção de texto e edição Ângela Arraya | Edição de arte Fernando Almeida | Produção passo a passo Ana Romaro | Fotos do passo a passo Studio Alan Teixeira | Shutterstock | Revisão de texto Elaine Vieira | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Manual das Pequenas Reformas e Reparos