Dica para escolher a tinta ideal para a fachada

Alguns detalhes são fundamentais para acertar no tipo da tinta ideal para a fachada. Aposte na dica para fazer a escolha certa!

 

Veja a dica para escolher a tinta ideal para a fachada

Mesmo sendo as cerâmicas e pedras os materiais mais duráveis para as fachadas, as tintas levam vantagem em rapidez, custo de aplicação e manutenção. Pequenos consertos em revestimentos, por exemplo, exigem mão de obra especializada, ao contrário da pintura, que tem maiores chances de ficar linda mesmo sem auxílio profissional.

Mas, para que a pintura da fachada não manche ou descasque antes da hora, é necessário acertar no tipo da tinta. Aquelas à base de acrílico são recomendadas devido à sua resistência a variações de temperatura e à tão temida umidade. O produto é comercializado em acabamento fosco, acetinado, semibrilho e no chamado acabamento elástico, cujos elastômeros o tornam adequado às intempéries. Um erro comum é tentar aproveitar tintas utilizadas no interior para reformar fachadas. Sem resistência à luz ou à umidade, esse tipo de produto se desgastará rapidamente.

A aplicação da pintura é prática, mas exige cuidados no tratamento da superfície. Antes de realizar a primeira pintura, é necessário aplicar um fundo e, em seguida, a massa de regularização apropriada àquele tipo de tinta escolhido. Para o uso dos tons mais vibrantes, é recomendado aplicar um fundo para cobertura mais uniforme. Especialistas afirmam que o ideal é sempre partir de uma tonalidade branca para acentuar a cor escolhida. As texturas de paredes e o grafiato também são excelentes opções para a fachada, pois preservam a superfície por mais tempo e são bastante resistentes às intempéries.

 

* Produção de texto e edição Ângela Arraya | Edição de arte Fernando Almeida | Produção passo a passo Ana Romaro | Fotos do passo a passo Studio Alan Teixeira | Shutterstock | Revisão de texto Elaine Vieira | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Manual das Pequenas Reformas e Reparos

000

Dica para escolher a tinta ideal para a fachada