Dica de adega com tijolos

O que acha da ideia de um modelo sextavado para abrigar as garrafas e fácil de ser instalado em casa? Confira a dica de adega com tijolos e inspire-se já!

 

Veja a dica de adega com tijolos

Na casa do arquiteto Rodrigo Casabona, os tijolos sextavados ou garrafeiros, como também são conhecidos, foram incrustados na alvenaria, revestida posteriormente com pedras. Para essa “adega embutida”, os tijolos são assentados normalmente. “Eles têm o mesmo papel dos blocos cerâmicos de vedação, mas, para essa finalidade, devem ficar levemente inclinados para o lado externo da alvenaria”, explica Rodrigo. A distância entre uma peça e outra não precisa ser grande, bastam alguns centímetros. Quanto ao local, procure o espaço que receba menos luz na casa, visto que os vinhos devem ser conservados em locais secos, escuros e frescos. Na casa do Rodrigo, embaixo do vão da escada é o espaço ideal.

  • Outras opções
    A cerâmica é um material termicamente apropriado para armazenar o vinho em temperatura ambiente. De acordo com o Rodrigo, não é preciso incrustar os tijolos na parede. Como o modelo sextavado é modular, as peças podem ser encaixadas umas nas outras e a superfície ainda pode receber um tampo.
  • O modelo sextavado com 31 x 13 cm custa cerca de R$ 2,89 a unidade na Leroy Merlin.

 

*Preço pesquisado em dezembro de 2016.

 

*Por Monelli Oliveira | Foto Ricardo Breda | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Revista Construir Mais Por Menos | Edição 70