Construção de casa: saiba como utilizar materiais de demolição

Veja a casa de 140 m² que foi construída com materiais de demolição e madeira que se renova com facilidade, escolhas que evitaram o desperdício e a degradação do meio ambiente

 

Veja como é possível utilizar materiais de demolição para a construção de casa

Havia espaço de sobra no terreno, mas os proprietários não queriam abrir mão da natureza ao redor, por isso decidiram fazer uma casa com tamanho suficiente para garantir conforto à família. O resultado é um lar de apenas 140 m² com “estilo rústico-colonial”, como define o arquiteto Ricardo César, do escritório RAC Arquitetura.

Localizada em São Sebastião, litoral norte de SP, a morada foi erguida com estrutura mista (de concreto armado e madeira). “Escolhemos o eucalipto por ser sustentável, ou seja, se renova com facilidade e é econômico”, comenta o profissional, que também usou madeira de demolição para poupar a natureza. E olha que o material não foi o único mais em conta. Depois de muito pesquisar, ele escolheu opções que deixaram o custo final da obra bem leve. Para se ter uma ideia, a obra saiu por R$ 1.500 o m² no período da construção.

 

*Produção de texto e edição Monelli Oliveira | Edição de arte Fernando Almeida | Revisão de texto Karina Kobo Bardavira e Gustavo | Felipe dos Santos Ferreira  | Foto Guia da construção econômica – Ed. 4 | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Guia da construção econômica – Ed. 4