Como é possível reformar casas geminadas

Quer uma dica para driblar os empecilhos na hora de reformar casas geminadas? Então, veja como a equipe do escritório Set Arquitetura e Construções resolveu um caso desses, ocorrido em São Paulo

Saiba como é possível reformar casas geminadas

Reformar um imóvel antigo e com parede dividida com outro pode ser um problema. Como compartilham estilo de telhado e fachada, as limitações podem ser um entrave à obra. Veja como a equipe do escritório Set Arquitetura e Construções resolveu um caso desses, ocorrido em São Paulo. O imóvel original, grudado com o do vizinho, apresentava muitos empecilhos, a começar por muros espessos, porém baixos, que expunham demais a residência. Uma laje baixa sobre pilares na garagem tomava espaço e escurecia a sala. Além disso, havia uma janela no pavimento superior que dava para a casa ao lado (totalmente irregular). Outra questão era que parte do forro de papelão estava se desfazendo, fora o maior de todos os desafios: faltava estrutura na morada – havia uma única viga, que suportava a escada.

A solução veio com parceria: como o vizinho iniciou uma obra simultânea, foi possível compor harmonicamente as mudanças no telhado e na fachada sem prejudicar o padrão geminado. E a demolição dos volumes frontais permitiu uma repaginação na frente do lar, com inserção de fechamentos em madeira, que deram uma proteção discreta sem proibir o arejamento.

 

*Produção de texto e edição Monelli Oliveira | Edição de arte Fernando Almeida | Revisão de texto Karina Kobo Bardavira e Gustavo | Felipe dos Santos Ferreira | Foto Shutterstock (Edição 68) | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Guia da construção econômica – Ed. 4