Colunas e pilares: saiba mais sobre o sistema pré-moldado

Fique por dentro das vantagens de escolher colunas e pilares com o sistema pré-moldado

 

Colunas e pilares: saiba mais sobre o sistema pré-moldado
  • Tecnologia de ponta

O sistema pré-moldado é industrializado, por isso traz todas as vantagens da fabricação especializada, uma vez que os pilares são feitos em usinas fora da obra, prevendo eficientes e racionais processos de produção dentro de um controle de qualidade padronizado. Como os pilares e vigas chegam prontos para montagem, é um método que possibilita limpeza e otimização ao canteiro, não ocupa os pedreiros nem gera resíduos na obra. Sua produção é baseada em fôrmas exatas, por isso encaixes e acabamentos ganham perfeição, e podem até ficar aparentes, dispensando pintura.

 

  • Trabalho minucioso

Por ser feito fora do canteiro, exige bastante detalhamento, tanto do projeto estrutural como do arquitetônico, prevendo desde o início todas as particularidades do método, pois, depois de entregues as peças, não há possibilidade de ajustes na hora da montagem em caso de imprecisões projetuais.

 

  • Tempo é dinheiro

Rapidez é a grande vantagem da técnica, que chega a economizar metade do tempo gasto no método comum. Em alguns casos isso pode antecipar até 35% do prazo final da obra, o que representa uma economia indireta de administração e manutenção de canteiro. Casas com esse tipo de estrutura têm boa resistência ao fogo (de 60 a 120 minutos), informação que pode ser comunicada a companhias seguradoras, acarretando redução do valor do seguro imobiliário. Mas sua montagem e içamento requerem equipamentos e serviços de mão de obra mais especializada, além de cuidados de segurança maiores.

 

*Produção de texto e edição Monelli Oliveira | Edição de arte Fernando Almeida | Revisão de texto Karina Kobo Bardavira e Gustavo | Felipe dos Santos Ferreira  | Foto Guia da construção econômica – Ed. 4 | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Guia da construção econômica – Ed. 4