Aprenda a fazer revestimentos de tijolinho com placas de isopor

Diante do alto custo de tijolinhos de verdade, a leitora Karla Lesa se inspirou em um blog para criar seu próprio revestimento que reproduz o material. Confira!

Por Monelli Oliveira | Fotos Divulgação | Edição digital Ana Carolina Gabriel

Karla é uma bancária de 30 anos que mora em São Paulo e está sempre incrementando o apê que divide com seu noivo, Rodrigo. Ao pesquisar valores de revestimentos de tijolinho para destacar a parede, Karla percebeu que desembolsaria muito com as peças. A solução foi encontrada em um blog, onde ela aprendeu a fazer peças similares ao tijolinho usando placas de isopor e por um preço bem mais em conta. De acordo com Karla, foram usadas dez placas de isopor (1 x 1,50 m), que custam em média R$ 5 e rendem 30 “tijolinhos” de 20 x 8 cm cada uma. As peças ainda foram pintadas com tinta comum depois de receber uma demão de selador.

A aplicação
As peças foram cortadas com estilete e, com uma faca quente, a Karla fez leves entalhes nas superfícies, reproduzindo a porosidade do material. As placas foram coladas com cola PVA, a um dedo de distância e em amarração. Karla afirma que a iluminação de LED não danifica as peças. “Não sei quanto tempo vai durar, mas já tem quatro meses que fiz e está intacto”, comemora a moradora. Para cortar as placas Karla fez marcações usando caneta e régua para garantir a uniformidade das peças. A limpeza deve ser feita apenas com espanador.

Revista Construir Mais por Menos | Ed. 68