6 informações importantes para ajudar antes da contratação dos profissionais

Vai iniciar a obra? Então, fique atento, pois algumas medidas são importantes para ajudar antes da contratação dos profissionais, como por exemplo, dar preferência às indicações de pessoas conhecidas, além de optar por fazer um contrato de prestação de serviço. Veja mais detalhes!

 

Aposte em 6 dicas para contratação de profissionais
  1. Capriche na busca de referências, pesquise e faça mais de um orçamento, todos por escrito. Cada alteração no serviço solicitado exige revisão e renegociação.
  2. Prefira os profissionais ou empresas indicadas por pessoas conhecidas. Pergunte sobre as experiências de trabalho com esses especialistas e visite outras obras feitas por eles.
  3. Se você não tem de ideia de por onde começar, ou quem lhe fornecer referências, pesquise em lojas que mantenham bancos de dados de profissionais e empresas.
  4. Faça um contrato de prestação de serviço para que, se necessário, seja possível comprovar o acordo. Combine tudo antes da contratação, inclusive horários de entrada, saída e almoço no caso de profissionais autônomos, e exatamente que tipo de materiais quer que sejam usados, no caso de empreiteiras e construtoras.
  5. Seja claro, mostre desenhos e fotos do que você pretende. O ideal é que exista um projeto elaborado por profissional capacitado, ilustrado com desenhos técnicos, mostrando como o trabalho deve ficar e especificando materiais e medidas de tudo.
  6. Se optar por contratar uma empresa, verificar se a mesma possui registro no CREA ou CAU. Assim, se necessário é possível acionar estes órgãos ou mesmo no PROCON). No caso de um profissional autônomo, dependendo do nível ou especialização, ele deve ter seus registros próprios. Os que não possuem, podem ser acionados na justiça comum, caso seja feito pelo menos um contrato de serviço.

 

* Produção de texto e edição Ângela Arraya | Edição de arte Fernando Almeida | Produção passo a passo Ana Romaro | Foto Shutterstock | Revisão de texto Elaine Vieira | Adaptação Kelly Miyazzato.

 

Manual das Pequenas Reformas e Reparos